Thursday, January 15, 2009

Chef Claude Troisgros

Claude Troigros é um chef de origem francesa mas rendido ao tropicalismo brasileiro. Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude chegou ao Brasil em 1979,como elemento integrante da equipa do chef Gaston Lenôtre, no Pré Catelan, no Rio de Janeiro.



Troigros é reconhecido por ser o responsável pela criação de uma sólida conexão entre as cozinhas brasileira e francesa., uma vez que os seus menus mesclam a técnica francesa aos produtos exóticos e tropicais, fazendo do restaurante "Olympe" uma experiência única.

O nome Troisgros circula no cenário gastronómico há pelo menos três gerações. A família começou a sua tradição na França dos anos 30 O pioneiro, Jean Baptiste (seu avô), conhecido pela ousadia nas suas criações culinárias, ganhou fama por quebrar alguns tabus da cozinha clássica Francesa da época como, por exemplo, sugerir vinho tinto para acompanhar peixe.

Neste mesmo caminho, os filhos, Pierre e Jean foram os criadores da chamada "Nouvelle Cuisine Française".

A terceira geração da continuidade à tradição familiar, tanto na França, com Michel (que assumiu o controle do restaurante "Troisgros" - Roanne), e Anne Marie, no restaurante "Gravelier" - Bordeaux, como também no Brasil, com Claude, no restaurante "Olympe" - Rio de Janeiro, Brasil.

Mas se o clã Troisgros revolucionou a gastronomia francesa com a Nouvelle Cuisine, Claude provocou igual revolução ao aliar os produtos exóticos tropicais à renomada culinária de seu país de origem. Depois de uma passagem por Búzios, Claude começou a atrair a atenção e pouco depois já era considerado o melhor chef francês do Brasil.

O Restaurante Claude Troisgros que desde 1983 merece 3 estrelas no Guia Quatro Rodas já foi inúmeras vezes considerado o melhor restaurante francês do Brasil.


Em Junho de 2005, sua cozinha criativa, que cativou público e crítica, chegou às prateleiras de delicatessens e supermercados através da linha de produtos que leva seu nome, desenvolvida em parceria com a Sapori, uma das mais tradicionais e conceituadas fabricantes de conservas artesanais do país,

Possui também um programa televisivo ( canal GNT, Brasil) e é o autor de vários livros que podem ser visto aqui.

2 comments:

Wservir said...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

Notas de Sabor said...

Parabéns pelo blog! Muito legal! Passei a seguir hoje!!!!

Facebook Share