Sunday, September 28, 2008

Chef Alex Atalá

Alex Atalá é um chef de cozinha brasileiro, eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas 2006 e cujo seu restaurante D.O.M. figura no top 50 da Revista londrina Restaurant.



Alex descende de uma família com origens palestinianas e com dezoito anos partiu numa aventura de mochila ás costas para a Europa, acabando por tirar aí um curso profissional de gastronomia, na Escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. Posteriormente trabalhou em vários restaurantes de França, Bélgica e Itália.

De regresso a São Paulo, em 1994, trabalhou no Sushi Pasta, depôs no Filomena, onde foi eleito Melhor Jovem Chef, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Alex passou também pelo 72, antes de inaugurar em 1999 o Na Mesa, que acabou por ser considerado o melhor sítio de cozinha rápida da cidade de São Paulo.

Pouco tempo depois abriu com mais dois sócios o D.O.M. ( Deo Óptimo Máximo ) recebendo diversos prémios:

- 1999, Chef Revelação e Melhor Restaurante pela revista Guia (Brasil), especializada em gastronomia;
- em 2000, Melhor Chef e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula e Melhor Restaurante Contemporâneo pela revista Veja (Brasil);
- e em 2002, Melhor Chef e Restaurante Contemporâneo pela Veja e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula.
- em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima do Guia Quatro Rodas (3 estrelas), além de ser eleito Chef do ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo
Em 2007 o DO.M. passou a figurar na lista dos melhores restaurantes da revista Restaurannt, ocupando actualmente o 40º posto.

Atalá é um acérrimo defensor da cozinha tradicional brasileira, no entanto, não hesita em fazer uso das técnicas das refinadas cozinhas italiana e francesa, ao mesmo tempo que procura usar ingredientes nacionais e tradicionais. O seu livro lançado em 2003 “Por uma Gastronomia Brasileira” espelha bem este raciocínio.

Alias, este mesmo livro é prefaciado pelo seu amigo Ferran Adrià, o actual melhor chef d mundo, o chef da gastronomia molecular e da cozinha de desconstrução.

Atalá teve o reconhecimento do grande público através de um programa gastronómico, Mesa Pra Dois, em parceria com a chef Flávia Quaresma transmitido no canal por satélite GNT.

Atalá é então a jóia da coroa gastronómica brasileira que ajudou a despertar o paladar dos brasileiros para a verdadeira essência.

No comments:

Facebook Share